Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

O "sistema"

João-Afonso Machado, 21.04.15

MEDITERRANEO.JPG

Agora, enfim, que uma fornada de 950 almas se perdeu no fundo do Mediterrâneo, a imigração clandestina alcançou foros de primeira página na Imprensa. Não há quem não tenha vindo dizer isto mesmo: que todos estiveram calados em face da tragédia instante e de umas quantas macabras travessias, um sorvedouro de desesperados em busca de um futuro suportável. Aqui na Europa e, vai-se lendo, com pesadas culpas da Europa. O tal capítulo menos bem explicado.

Porque ninguém se lembrou de culpar também a Europa rica pelo afluxo de portugueses pobres do tempo dos bidonvilles. O Velho Continente envelhece cada vez mais, e cada vez mais será uma miragem somente. Ou um lugar de acolhimento dividido entre razões humanitárias, que o obrigam a não fechar a porta, e problemas económicos e sociais a desaconselharem a abram.

Percebe-se por aí, muito se fala, pouco se diz. "Em casa onde falta o pão todos ralham, ninguém tem razão"... Aproveitamentos da Esquerda à parte - a Europa na mão dos neoliberais... - certo é o Mundo cavalgar e o Homem marchar. Enquanto isso, é como se fossemos ao banco ou às Finanças (ou à famigerada EDP) e viessemos de lá sem o problema resolvido, a questão adiada por um tranquilo encolher de ombros do zeloso funcionáro - «é o sistema...», costumam justificar-se eles.