Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

O segredo em Liverpool

João-Afonso Machado, 11.08.15

SEFTON PARK.JPG

Há um segredo na Gã-Bretanha jamais revelado. Onde a cortesia se dá as mãos com um silêncio conversador e ordenado. E, contrariamente a pré-concebidas ideias, sem que tanta vastidão de tijolo e geometria tenha algo de monótono. Há, é claro, a recomendável cautela - think twice before cross the street porque os britânicos gostam imenso de circular em contramão, mas o mais são jardins, uma alimentação original e a harmonia por que todos sonhamos.

Em Liverpool, a propósito, Sefton Park impressiona. O enorme lago principia longe e engrossa como um rio. Gansos, cisnes, patos, mergulhões, galeirões, galinhas-de-água - voos rasantes, chapinhados. Muitas mães com as suas criancinhas e muitos donos com os seus cães (a carrinha de uma dog's creche acaba de descarregar uns tantos e duas educadoras) e bancos, a madeira tratada dos bancos de encosto, onde se ouve a idade dos gerontes como o murmurio das árvores.

Nada perturba os enxames de gralhas saltitando nos relvados circundantes. O indecifrável segredo, horas depois, permanece. As bicicletas atravessam também Sefton Park, os cães multiplicam-se atrás das bolas e outras brincadeiras com os seus melhores amigos, ao longe mais um bairro atijolado e, de árvore para árvore, entre tanta manifestação de vida, nada parece acontecer há séculos. 

 

 

 

11 comentários

Comentar post