Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

O outro Natal

João-Afonso Machado, 26.12.17

IMG_1646.JPG

Sofrera recentemente um grande desgosto e creio não fazia segredo - o Natal para ela acabara, com quem festejá-lo? Reservara um quarto num hotel para dois dias e, longe de tudo e de todos, aguardaria o fim da comemoração maior da família. A sua eram os seus colegas de trabalho.

Ouvi respeitosamente, sem quaisquer comentários. As pessoas gostam muito mais de se sentirem compreendidas do que de conselhos e incentivos que ricocheteiam sempre nas suas mágoas.

E fui pensando em presépios. Nesses das ruas sem vozes nem passos, perdidas entre uma multidão voltada para si mesma, onde não se vislumbra a estrela dos Reis Magos, nem outros indicadores de um caminho, aliás, sem destino.

O Natal também é assim. O contraponto dos avós, filhos, pais e netos deliciados entre rabanadas e mexidos, saciados de bacalhau. Não, aqui era um hotel, um quarto, a televisão a massajar as dores e uma vontade enorme de retomar o quotidiano. Só para que não fossem tão relevantes as diferenças, só para recuperar a fala, a companhia de alguém no cafezinho matinal.

Escrevo estas linhas pensando gratificantemente muita gente dirá hoje - o pior já ficou para trás. Segue-se a passagem de ano, no fundo uma garraiada apenas. Aonde vai quem quer.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.