Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

Melões e a melancia

João-Afonso Machado, 12.04.15

SEMENTEIRA CANDIDATOS.JPG

O cartoon de António, no Expresso, é digno de menção pelo muito que diz e historia, desde o barrete frígio ao verde-rubro da indumentária republicana. E também pela expressão das sementes, mais bochecha, menos olhar, todas em desmembrada pose de ovo de Páscoa. Caricatamente, como não podia deixar de ser.

A inspiração do artista é de um realismo surpreendente. Estão ali as tintas evidentes do que é a actividade política - um rego mal estrumado e uns tantos melões ou melancias desenxabidos. Razão de sobra para não se ir ao mercado.

E os tempos refinam a leviandade desta lavoura. Até no Facebook se dá já à luz um partido! Ou um candidato seja lá ao que for - quantos não pregam em altíssimos berros a legitimidade dinástica deste ou daquele, senão mesmo dos próprios. Quando o Facebook se faz maternidade de monarquias electivas talvez se torne alcançável o volume do disparate transportado para uma dimensão habitualmente disparatada, a da política profissional.

Já só vai além da porta da rua quem gostar a sério de carnavais. A Nação e os seus muitos séculos preferem assistir ao corso na varanda sentados. Importante é que se acredite - rindo exuberantemente...