Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

Machado, Fm

João-Afonso Machado, 19.12.15

Com um dedo de cada mão sabíamos teclar no orgão as primeiras notas deste sobrepeso romântico que a professora de Canto Coral informou chamar-se Adieu Jolie Candy. Coitada, conversa puxa conversa, a pobre ingénua saiu-se adiante a dizer que o pai era porteiro de um prostíbulo e a casa veio abaixo. Adieu Jolie Candy, logo esquecida, ultrapassada pelas mais pertinentes perguntas acerca do que acontecia do lado de lá do posto de trabalho do pai da professora Fátima.

Tantos anos depois é bem evidente que Adieu Jolie Candy nunca se despediu. Nem quando muitos alcançaram Paris, banalizando os impossíveis, mesmo que Jean François Michael, o desesperado cantor, haja descido à divisão dos rídiculos e do mau gosto.

Uma melodia fácil, um francês acessível, uma história que se construía de sonhos. O adeus a quem ainda não chegara mas já cá estava, no quieto das ruas da vila, a loirinha (fosse-o ou não) que nos povoava o coração e os sentidos. Assim mesmo, cheia de rêpas, vinda na invernia, no contraponto das férias, no calor da nossa imaginação. Deusas da turma ao lado, por vezes partilhadas, outras só nossas. Eu guardei sempre a minha.