Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

Isto do histerismo e dos comícios

João-Afonso Machado, 25.10.18

050.JPG

Começar escrevendo que existem dois tipos de políticos - os maus e os piores - é muito pouco. Prosseguir sustentando a possibilidade de alguém converter alguém ao seu credo partidário, a mais rematada tolice. E que a política se discute como o futebol - uma evidência.

Portanto, há os políticos, a política e os estádios - os comícios - ou a mesa de café. As ideias assim já ganham alguma forma. No futebol e na política, a demagogia e a hipérbole fazem absolutamente parte do jogo. Este tem é de ser disputado entre amigos. Os do Porto contra os do Benfica, os da Direita contra os da Esquerda. Ou vice-versa - a ordem dos factores é arbitrária. Chamam a isso democracia.

Mas às vezes a democracia parece que não é. Sobretudo quando chega a nossa vez de perder. Ou até de ganhar nas urnas eleitorais o que depois, mercê de engenharias recentíssimas, se vê fugir no Poder. Aí a democracia periclita. Os amigos, de diferentes matizes partidárias, podem até exaltar-se nessa animada mesa de café. Perigosamente... E surgem as vozes do exterior, a quererem participar também. O comício está prestes a começar. Com a agressividade que o caracteriza. Fujamos, fujamos!

Fujamos da intromissão, claro. Esta, por norma, vem carregada de louvores aos povos oprimidos, cantados por paladinos da paz no mundo e da guerra sindical. Gente pequenina, que transfere para os outros as suas desventuras e assim as sublima. É complicado.

Ou não é. Tudo depende de uma senhora que já nasceu respeitável, e por isso reina sobre a democracia e as referidas suas vicisssitudes, jamais foi eleita - e é a boa educação, assim se chama a dita senhora.

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.