Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

Gente realmente importante

João-Afonso Machado, 23.08.14

Torget e a Praça do Mercado, em Bergen, Noruega. Onde, diz-se, se falam 24 idiomas e, por isso, o turista não terá dificuldades em escolher uma ementa de peixe, marisco, ali cozinhados e comidos. Em banca ampla, protegidos de plástico até ao pescoço, três ou quatro artistas desse mester. Sem dúvida meridionais. E logo à primeira pergunta uma resposta no sempre saudoso português. O almoço, no mesmo instante, ficou ajustado para o dia seguinte.

O Joel Pereira é de Fátima e o Jorge Maciel de Barroselas, Viana do Castelo. (É mais impressionante a bigodaça do nortenho). Ambos estudaram nas Caldas da Rainha - aquele «Cerâmica», este «Artes Plásticas». Depois, serão de tirar as conclusões do costume - o que fazer?, perguntaram inevitavelmente no termo dos seus cursos.

Rumou à Noruega o Joel, ocupou-se em Bergen, não se terá dado mal. Isto em 2009. E chamou, entretanto, o Jorge, seu amigo, que aparece somente na "época alta", uns quatro meses, de Maio a Agosto, regressando depois à Pátria até ao ano seguinte, com o bastante para se aguentar no "defeso".

Seguimos o conselho deles: espetadas de salmão e tamboril, salada de alface e uma perna de caranguejo real, tipicamente norueguês. Uma delícia!

O vento soprava em prenúncios quase de tempestade. Havia cachecois e gorros de lã por toda a parte. Agosto, aqui, já não é propriamente um mês de veraneio. Ao despedirmo-nos de ambos diziamos também adeus ao "calor" nórdico. Como verdadeiros portugueses, esta realidade entranhara-se já nos seus hábitos. Até que dias  melhores surjam mais cá por baixo...

 

 

2 comentários

Comentar post