Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

Falta de educação ou reumático intelectual

João-Afonso Machado, 21.11.14

JAZIGO.JPG

Comentando a morte recente do representante de uma ilustre e histórica família portuguesa, constava dessa autêntica universidade que é o Facebook, um dito (acompanhado da fotografia do defunto) mais ou menos como isto: «Para quem gosta de circo, foi realmente uma grande perda»!!!

Com algum alívio, creio ter percebido que o iluminado autor desta boutade não é nacional. Fica assim no ar a probabilidade de, cá na nossa terra, a memória dos que partiram ser ainda merecedora de todo o respeito. Mesmo a memória de pessoas que em vida foram, por alguma razão, controversas. Ou, simplesmente, se atreveram a pensar diferente de alguma omnisciência indignada.

É a hodienta questão do fanatismo e do radicalismo. Da rigidez do espírito ou da total incapacidade para compreender o mundo, aliás feito ou desfeito por nós e pelos nossos próximos.

Transpondo ainda para o universo político - porque é lá que vamos sempre dar - percebe-se claramente como Portugal não consegue equilibrar os pratos da balança. De um lado o império da partidocracia. Da corrupção, numa palavra. Do outro, o salazarento resmonear dos incapazes de sararem feridas esquecidas há século e meio. Dos que se afirmam detentores da panaceia miraculosa, a "ressurreição" da Pátria, mas se limitam à maldicência entre o grupo dos sempre mesmos amigos. Os tais para quem a "salvação" reside na extinção dos partidos - sem se aperceberem, eles próprios os criadores do Partido Contra os Partidos. Um PCP como outro qualquer...

RIP, Portugal!...