Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

Esta é só antes da próxima

João-Afonso Machado, 18.03.15

Provavelmente a "lista dos contribuintes VIP" existe. Provavelmente é velha mas muito renovada. Provavelmente é um bem que tudo assim seja.

Só os grandes remédios obstam aos grandes males. E o Estado - essa meretriz! - é o maior dos males nacionais. Na exacta medida em que foi piscando o olho enquanto metia a mão no bolso dos cidadãos; e falou coisas meigas e encantatórias enquanto lhes apontava o punhal às costas. O Estado dito "social" que esmifra em impostos e se vangloria de fornecer serviços gratuitos (gratuitos???) de saúde e outras aldrabices congéneres.

O Estado - essa meretriz! - vende-se caro. Faz-se pagar bem. Não é para todos nem é de todos. Persegue os cidadãos, esmaga-os tributariamente, condiciona a sua defesa judicial (com muito mais clareza quando se trata de justiça fiscal) e, no fim, vive na maior opulência. Ora, toda a gente sabe, o dinheiro não nasce em árvores; e  - ou mas - só a uns tantos é consentido abanar a "árvore das patacas".

Entre a realidade e a imagem, a certeza e a dúvida, o incisivo e o retórico, os parvenus da política (e da sociedade...) já cá andam há tempo bastante para que a sua presença não se torne especialmente notada. A "lista dos contribuintes VIP" decerto será apenas o caso da quinzena. Outros se sucederão, com a mesma gente, a mesma momentânea revolta, a mesma sequente desmemória.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.