Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

É tudo o mesmo entupimento

João-Afonso Machado, 22.09.14

ANTÓNIO SANTOS.jpg

A Baixa lisboeta inundou por entupimento e o edil-mor está no Porto Canal a dar uma entrevista seguramente contra - Seguro. O qual, já todos perceberam, estará noutro canal qualquer contra - Costa. Talvez acusando-o de não andar no terreno bombeando as águas. Tudo isto é caricato e, com alguma sorte, didactico. Se a turma nacional mantiver alguma atenção à aula.

Por uma simples razão: o que fetidamente se passa nos intestinos do PS não diverge do que acontece cá fora, num ambiente só de aparência mais saudável. A lógica (ou o pandemónio) partidário implica um confronto em que os interesses individuais ou de grupo (sendo o grupo algo sempre oscilante e resultante apenas de uma conjuntural reunião de interesses individuais) se sobrepõem ao bem nacional. Pela exacta razão de que a política há muito não é um serviço - antes um ofício.

Os portugueses tendem a maioritariamente perceber o drama em que assim vivem. E por isso abstém-se nas eleições em quantidades que envergonham a República. Mas é sempre bom acreditar em algo. Volto invariavelmente ao mesmo - este país só poderá ser reconstruído de baixo para cima. Isto é, começando nos municípios, onde a boa vontade e a despartidarização (ou a desparasitação) ainda são viáveis.