Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

Congressos e convenções

João-Afonso Machado, 22.02.14

Foi intenso o fogo de artilharia entre o Coliseu de Lisboa e a Convenção de Gouveia. Mas muito desigual. Pela arte dos artilheiros e pelo próprio alcance das peças. Vendo bem: de um lado, um congresso unânime e a habilidade de o aproveitar para ressuscitar a apologética social-democrata contra as acusações de neo-liberalismo, tudo à mistura com a demonstração de alguns resultados que não merecem menosprezo; do outro, a clara aposta no ricochete, o inacreditável argumento de que o dito congresso era apenas um capote sob o qual o Governo fazia campanha eleitoral!

Como se sempre nunca tivesse sido assim, de todos não excluindo algum...

Dois aspectos parecem merecer destaque. O primeiro é que a navegação de Passos Coelho, muito embora tantas vezes claramente ao sabor do improviso, provavelmente é a menos má que conseguimos alcançar. O segundo suscita algum compadecimento: António José Seguro tem mesmo cara de quem melhor estaria (consigo próprio) se não fosse Oposição, antes um parceiro casualista. 

Mas de que margem poderá ele desfrutar, entalado entre a Esquerda a que insiste pertencer e o malandro António Costa que insiste, também, em não lhe dar tréguas? Só mesmo fugindo... E para onde, enquanto a política não lhe assegurar o tacho conforme a todos os desempregados políticos de emprego?