Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

Castelo de Vide

João-Afonso Machado, 30.06.20

Fomos então, Pré-História adentro, enfrentando destemidamente a rudez do Neolítico. Com grande pena nossa, apenas o granito aflorava, no mais, nem uma fera, um troglodita urrador, sequer uma anta, um cromeleque, um menirzinho, algum vestígio de gruta próxima e habitada. Nada, a não ser a estrada, esse inglório meio de viajar no futuro. Finalmente, espetada numa encosta ampla, a vila de Castelo de Vide. Já não longe da serra de S. Mamede.

IMG_2934.JPG

Fortificada, como não podia deixar de ser. Mas sem elevadores... Arruamentos típicos, estreitos, íngremes, com muitas portas e mais flores. É tradição na terra, um concurso anual premiando a rua mais florida.

IMG_2938.JPG

A de Santa Maria será das melhor cotadas. Mas Castelo de Vide, num registo mais pacífico do que o nosso, exporia uma sucessão interminável de jarras e canteiros. Talvez por isso, repleta de pintassilgos, a ave onde, comigo, o mundo pára.

IMG_2953.JPG

E, quando retoma a marcha, espreita a torre maior e encaminha-se para esse último baluarte, sempre entre cores semeadas pelos becos.

IMG_2941.JPG

Vencida a porta do castelo, demos então com a Rua Direita (que só de nome o é) e nela uma pequena e medieval casa, armoriada com o brasão da família Matos, velho e relho, decerto quinhentista. Parece ter sido ali que El-Rei D. Dinis negociou, com os embaixadores aragoneses, o seu casamento com a princesa D. Isabel. Mas até chegarmos aos "Matos" outras peripécias terão ocorrido. Eis ali, pois, um bom tema para investigação.

IMG_2944.JPG

E do cimo da muralha, o branco tradicional alentejano...

IMG_2948.JPG

Enquanto cá em baixo, com o dia escurecendo já, um repuxo, a eterna melodia das águas em movimento.

IMG_2958.JPG

Mas ainda não era tudo: ainda haveria lugar, esse fim de tarde, para o Marvão...

 

 

1 comentário

Comentar post