Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

Cacela Velha

João-Afonso Machado, 17.09.18

Um pedaço de Algarve diferente, vindo da antiguidade dos gregos e fenícios, passando pelos romanos e árabes a caminho de uma história inteira de conflitos fronteiriços e ameaças corsárias. De tudo estão lá os vestígios.

CACELA VELHA.JPG

Foi sede de concelho, posta em cima de uma arriba fóssil com talvez um milhão de anos. A espreitar o fim da Ria Formosa, a língua enorme de areia que a separa da praia, como se ainda agora a guarnição temesse a ruindade vinda do mar, danificando os muitos azuis das suas águas.

ATALAIA.JPG

Sopra no ar um toque intenso de ruralidade. Dentro da povoação o tempo espreguiça-se ao sol, desde a edificação da Matriz até à da casa do Pároco.

MATRIZ.JPG

 Sem se preocupar com os avanços das telecomunicações...

CASA DO PÁROCO.JPG

Estamos no coração no concelho de Vila Real de Santo António. Em plena ausência da construção em altura, dos condomínios mirabolantes.

IMG_3302.JPG

Porque o mais são dunas, falésias, espaço e horizonte. O regalo de idosos contemplando o mundo que os criou e os ensinou quer a pescar, quer a trabalhar as terras. Sorrateiros, não venha aí a invasão dos povos turistas.

IMG_3299.JPG

Talvez mesmo por ali se consiga ouvir o silêncio, ou alguma ovelha a balir. Em vez de qualquer madame a guinchar ante a visão de uma lagartixa.

 

 

 

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.