Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

A tentação de ficar

João-Afonso Machado, 26.08.14

Seria talvez necessário aguardar o próximo Inverno e experimentar os seus efeitos sobre a pele de um meridional. Causam sempre estranheza esses meses a fio em que os dias são quase só carregados de noite. Diz quem sabe, requerem muita resignação, presença de espírito, até por não se tratar apenas do sol fujão, mas do frio impiedoso também.

No mais, a Noruega ganhou.

Ganhou em simpatia, limpeza, organização, beleza, descontracção... Em saúdinha! Ganhou em tudo. Sem uma buzinadela no trânsito, sequer, a sujar a pintura. E votada ainda por quantos espanhois, italianos, africanos...

Particularmente Bergen, a segunda cidade, merece destaque no triunfo do prémio da montanha, fosse de bicicleta, para os autóctones, fosse no funicular, mais ao jeito dos turistas; e nas portas abertas ao roteiro dos fiords ou nesse corredor, Património da Humanidade, madeira rangente e tão sólida, que é Muelle Bryggen, debruçado sobre o cais.

Mas Bergen é sobretudo os seus pardais, as gralhas cinzentas ou os pombos, vindo comer à mão da criançada, e os apaziguantes passeios junto de Lille Lungegarde, manhãs inteiras de tranquilidade, o Verão a principiar o declínio e a terra de encontro ao seu habitual sossego. Fica uma saudade imensa , como nenhuma outra descoberta sentiu. Toda ela devida ao silêncio das almas naquelas paragens onde o stress não tem o passaporte validado.

 

 

2 comentários

Comentar post