Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

A "ética republicana" no seu melhor

João-Afonso Machado, 19.06.15

5 OUTUBRO.JPG

São assuntos menores, eleitoralmente falando. Mas depois de ter cavalgado o monárquico MPT para alcançar o Parlamento Europeu, o iluminado Marinho - e - Pinto, saltou abaixo, vergastou a montada para longe e acreditou-se num phaeton: o partido posto por si, qual galinha dos ovos de ouro, o Partido Democrático Republicano (PDR).

Convidou personalidades. Convenceu-se do bom sucesso do projecto. Parece ter convencido outros também.

Eurico de Figueiredo, médico, ex-PS transmontano, sobre o qual nada existe em desfavor, nem sequer um poucochinho de corrupção, embarcou com o caudilho no comboio prá Régua. E levou agora reguada. O que se terá passado, eles lá sabem. Mas, afirma o Dr. Figueiredo, o PDR é já um «partido caudilhista»; e caminha a passos largos para um «partido fascista»!

Riposta o Dr. Marinho - e - Pinto: o Dr. Figueiredo vem desde a primeira hora praticando os «actos tresloucados» em cuja prática persevera. Mas se assim é, porque não o mandou embora mais cedo?

O Dr. Figueiredo se conhecesse um pouco mais de História não esqueceria uma figura do passado, criada muito perto das suas bandas, que deu pelo nome de José Maria de Alpoim. Corpulento, dono de um forte vozeirão, dúplice e maníaco. Alguém dificil de descrever, navegando um oceano inteiro entre o Rotativismo e a quase certa cumplicidade no Regicídio... Ninguém duvide: a História é a mestra da vida...