Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

Bem vindos ao "Maravilhoso Reino de Penedono"

João-Afonso Machado, 08.01.11

O convite é da Câmara Municipal, não meu. Estamos na terra do histórico Magriço, Álvaro Gonçalves Coutinho, um dos Doze de Inglaterra. Acima do Tempo, no Reino Encantado, recantos, sons e ausência deles, em pleno planalto sul-duriense. No topo das muralhas do castelo roqueiro, olhando a História (ou, mais precisamente, o Futuro mais incerto de sempre).

Num gesto de rara amabilidade, o Chefe da edilidade, Carlos Esteves, encontra-se com a Real Confraria de Santo Humberto (hoje já com resultados obtidos na imperiosa missão das perdizes...) em jantar comme il faut na Estalagem de Penedono.

Confratenizará connosco - com minhotos, tripeiros, beirões, bairradinos, ribatejanos... E com as respectivas Famílias, senhoras e descendência.

E amanhã, tal como esta tarde, continuaremos a explorar e a aprender com este Portugal que se mantem íntegro, muito mais no dito (depauperado) Interior do que no Litoral.

Para outros de bom-gosto, não há como evitar a publicidade: venham conhecer esta Vila; tragam a arma e dêem um passeio nos terrenos da Zona de Caça Turística de Coutada Real Penedono. Sem esquecer a subida ao castelo, onde o uivo do vento, o ar gélido e a beleza circundante são apenas um severo recado, e uma palavra de alento, do imortal Magriço.