Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

O "Estado" Islâmico

João-Afonso Machado, 15.09.14

A  declaração de guerra de 20 países a cerca de 30.000 homens armados é algo de juridicamente incorrecto. Mesmo dando de barato que a tão entusiasticamente propalada "globalização" despreza as sacrossantas fronteiras, tende a entender-se numa só lingua e incentiva a moeda única, deste modo pondo em causa toda a teoria do Estado e do estatuto de beligerância. Mesmo assim, até ver, o auto-denominado Estado Islâmico (EI) não existe como tal, resumindo-se à mais rica e sanguinária agremiação de terroristas de que provavelmente reza a História.

Sem embargo, o mundo está em guerra. Pelo menos enquanto acreditarmos esta forma de banditismo que nos presenteia com assassinatos ao vivo - e, qualquer dia, em directo - terá jamais o tratamento complacente que outros crimes (como a corrupção) vêm gozando.

O mundo está em guerra. Consigo mesmo, é o mais certo. Quem diria, as gentes, como que fartas de nada fazer, se guerreassem a si mesmas! E a brincadeira está sendo levada longe de mais. Não há efeitos sem causas e resta-nos esperar a Palavra do Papa Francisco seja ouvida pelos destinatários. Uns mais, outros menos - todos nós. Os 30.000 homens do EI, que os 20 países perseguem, são simultaneamente muito poucos e muitissimos. Um caso de polícia - ou um rastilho sempre pronto a mais uma tragédia ao dobrar da esquina.