Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

Contagem decrescente

João-Afonso Machado, 28.08.13

O fim de Agosto em contagem decrescente e os convites a surgirem para esta caminhada e aquele jantar, País adentro. Treze quilómetros sob um sol genuinamente estival entre os altos de Paredes de Coura e uma feijoada já em terras dos Arcos de Valdevez. Foi ontem.

Com os caprichos dos imensos monolitos graníticos a deixarem esquecer as formas do mau gosto que por aí campeia. Os suados estradões onde melhor acelera a oxigenação das condutas respiratórias. E um enigma, os negros mantos de carvão e cinza aqui e ali: tão longe de tudo, seria a própria Natureza em auto-mutilação? Seria a incúria ou a maldade humana? Moisés, tornado à vida, lidando mal com a sarça ardente?

Fora incêndio. Mais um, igual aos quatro ou cinco que ainda fumegavam no horizonte. Portugal é assim, nós somos assim...

O fim de Agosto em contagem decrescente tal como as eleições autárquicas. Ao ritmo do matraquear das armas no Médio Oriente e da palração Governo v. sindicatos dos funcionários públicos cá para as bandas nacionais. (Tristes, desconchavados pensamentos assolam as gentes, indiferentes à distância criada das coisas feias). Em Setembro, que é como se já houvesse principiado.