Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

Episódios do Minho

João-Afonso Machado, 31.05.13

Andam há muitos anos nisto e se não crescessem não continuariam a arrendar mais terras para sustentar o seu gado. Trabalham para eles próprios, sem mais alguém. Identificá-los na rua, além dos das suas relações, só talvez quem  lhes cobre as rendas... Mas o ritual é antigo. Estão aí duas dezenas de hectares a lavrar num dia. Com o tempo a voar, será o tempo de deitar abaixo umas tantas toneladas de milho híbrido. Dois tractores uma noite toda, iluminada como uma romaria. Lá para Setembro, dois tractores - os tais - ainda em tempo das rãs e dos ralos e do calor, uma noite - essa - estranhamente enfarolada para a vizinhança.

São empresários, três irmãos, não há quem os conheça por ricos. Somente não esbanjam e trabalham. Em abrindo a boca qualquer subsídio, é claro, aproveitam. Mas não vivem à espera deles, não choramingam e desconhecem sindicatos. Quanto a horários...