Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

Memórias vilacondenses (XI)

João-Afonso Machado, 07.04.12

«(...) o ora denominado "Palacete do Conde de Riba d'Ave". Nunca dali vi sair nenhum conde, somente nuvens de crianças, as participantes nas "colónias de férias" que, antes de todos, tomavam o rumo da praia. Em filas de dois, devidamente escoltadas e fardadas de bibes iguais. A manhã passavam-na em sossegada brincadeira, até que chegava a hora do mergulho - uma a uma, de vontade mais ou menos livre e espontânea, eram entregues ao Baltazar, banheiro de ofício vai para 50 anos, que, tapando-lhes nariz e boca, as enfiava no Oceâno, de onde emergiam sacudindo as penas, com um ar não sei se de grande contentamento (...)».

 

(Vd. Em Vila do Conde descendo a Av. de Bento de Freitas, ao longo de algumas gerações, in O Tripeiro, 1993, pág. 238 e segs.)