Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

Cinquentenários

João-Afonso Machado, 08.07.11

Foi um empreendimento de muitas luas, apresentado em parceria com os foguetes dos seus cinquenta anos. Uma festa bonita, inesquecível. A inauguração da casa, em Midões, terra do famigerado João Brandão, o aniversário marcante e mesmo as felicitações devidas por um doutoramento recente. E, entre aquele abraço de uma amizade de quase quatro décadas

(- Então desta vez vieste sózinho?

- Ainda se sentarás na cátedra primeiro...),

houve farta risota, compincha, cada vez mais arreigado este meu uxoricepticismo. Assim a minha descendência - porque uma coisa não implica a outra - aprenda com os meus Amigos o que é a fidelidade, o que é a honra, quão mais valem os actos do que a vacuidade dos discursos.

Tudo para explicar, afinal, a fartura da colheita de 61, a comemoração seguinte, já amanhã, e esses laços fortíssimos criados no trotar dos tempos, laços - obviamente - não se deixando, sequer, beliscar por quaisquer cretinices emitidas em ondas curtas, vulgo "mensagem fechada no Facebook", ou por outros sistemas fáceis de intriga.

A idade é que já vai revelando os seus perigos. As suas fragilidades. As lágrimas a brotarem mais fácilmente quando uma Amiga de sempre nos puxa as orelhas

(- Ganha-me juizo, rapaz!)

e num segredo acelerado deixa um piropo, um incentivo, talvez alguma memória de tempos já remotos. É o diabo! Pior, só talvez a lembrança de uma querida parente, Senhora idosa ali presente, oferecendo-me o colete de caça do Marido, que Deus tem. Porque sempre o acompanhara, sempre esperara por ele, quando persistia nas perdizes mesmo depois dos oitenta. O coração apertou-se-me, do tamanho de uma noz, aflitissimo, e os filhos corroborando a Mãe, o colete era meu. Nem sei se o vista, isto das emoções fortes tem de ser doseado, já não somos meninos.

E Portugal, entretanto?

Entretanto Portugal comemora centenários bacocos, vive proclamando alertas amarelos e vermelhos, emprenha pelos ouvidos e presta atenção às vizinhas do lado, sujeitinhas de apelido esquisitíssimo - agências de rating.

 

 

 

2 comentários

Comentar post