Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

"A violência é um desporto"

João-Afonso Machado, 20.04.11

O aforismo é da autoria de um intelectual anónimo, membro das claques benfiquistas - «a violência é um desporto», escreveu ele, algures numa parede perto da Luz. Assim se começam a perceber melhor os repetidos conflitos entre os adeptos encarnados e as forças policiais. Afinal, será tudo uma questão competitiva, mesmo de manutenção da saúde fisica.

Iria mais longe: violência e crime andam geralmente de mãos dadas. Legitimamente poderemos, então, questionar se o o ilustre pensador que assim se exprimiu, acerca da brutalidade, não aceitará também levar o ilícito penal quiça até às Olimpíadas...

E não apenas. Dada a vaga de assaltos a gasolineiras, caixas multibanco, ourivesarias... - eis não mais do que a adrenalina no seu auge, mediante riscos apesar de tudo comedidos e proveitos usualmente rentosos.

Evidentemente, são só alguns a pensar deste modo bizarro. Os bastantes, porém, para assegurar a nossa insegurança. E com tendência, estou convicto, para crescerem em número.

Era prudente todos meditarmos nestas máximas e nesta realidade.

Já me esquecia: vamos à final da Taça. Sem dúvida o azul-branco são as nossas cores de sempre. Do futuro também, por isso.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.