"A violência é um desporto"
O aforismo é da autoria de um intelectual anónimo, membro das claques benfiquistas - «a violência é um desporto», escreveu ele, algures numa parede perto da Luz. Assim se começam a perceber melhor os repetidos conflitos entre os adeptos encarnados e as forças policiais. Afinal, será tudo uma questão competitiva, mesmo de manutenção da saúde fisica.
Iria mais longe: violência e crime andam geralmente de mãos dadas. Legitimamente poderemos, então, questionar se o o ilustre pensador que assim se exprimiu, acerca da brutalidade, não aceitará também levar o ilícito penal quiça até às Olimpíadas...
E não apenas. Dada a vaga de assaltos a gasolineiras, caixas multibanco, ourivesarias... - eis não mais do que a adrenalina no seu auge, mediante riscos apesar de tudo comedidos e proveitos usualmente rentosos.
Evidentemente, são só alguns a pensar deste modo bizarro. Os bastantes, porém, para assegurar a nossa insegurança. E com tendência, estou convicto, para crescerem em número.
Era prudente todos meditarmos nestas máximas e nesta realidade.
Já me esquecia: vamos à final da Taça. Sem dúvida o azul-branco são as nossas cores de sempre. Do futuro também, por isso.