Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

Outros modos de circular

João-Afonso Machado, 25.06.11

Ruas de pavimento líquido, ondulando à medida que a viatura segue ronceiramente, também ela em não aflitivos sobressaltos. Tudo é calmo e acolhedor. Acodem à janela os residentes em tantas habitações sem alicerces, ora menos, ora mais altas, consoante os caprichos das águas. Mas sempre muito ciosas dos seus vasos floridos, da gaiola do periquito, mesmo do cachorro latindo à passagem das embarcações.

Não faltam as regras de trânsito, os viadutos, como hoje se chama às pontes. Nem a toponímia. E, sobretudo, um sossego imenso - esse preciosissimo bem, o maior anseio de quatro portugueses acabados de chegar de um sonho mau.

O sonho de uma doença, a falta de quem jamais desaparecerá. Como não creio este piso, de forma variável, algum dia suba acima dos limites impostos na pedra. Em tudo a fé tem de marcar presença - na vida e em Amsterdão.