Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

MACHADO, JA

A minha escrita, a minha fotografia, o meu mundo

Provezende

João-Afonso Machado, 09.12.17

PELOURINHO E MATRIZ.JPG

Sempre foi considerada a mais fidalga povoação duriense. Tem Matriz e tem pelourinho porque foi concelho, outro dos extintos pelo liberalismo.

É uma terra distante nessa complicada região dos nove meses de inverno e três de inferno. E talvez as vinhas já não bastem, ou a apatia dos proprietários não ajude. Mas há ruínas, manifestas algumas.

RUINAS.JPG

E óbvias crises existênciais, em outros casos. Entre um silêncio contagiante, sempre.

ESTADO DE DÚVIDA.JPG

Depois tem as pequenas coisas, pequenas devoções, por exemplo. As tais que recomendam visitas prolongadas, o conversar com as gentes.

PADARIA.JPG

E tem, claro, a vista grandiosa sobre o mundo do Douro, tão estranho ele é, tão ao contrário do minhoto.

 VISTAS PARA MONTES.JPG

Assim os turistas são às dúzias, entre a Primavera e o fim das vindimas. Com as lojinhas de artesanato e souvenirs sempre a proliferar.